A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamentos de obras como: projecto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras (cubagem de terra), etc.
A implantação da obra é um dos primeiros passos da construção e consiste em traçar no terreno a situação exata da futura obra, tanto a nível planimétrico como altimétrico.
A monitorização, por sua vez, pretende assegurar e garantir a execução da obra de acordo com o seu processo de estabilidade, como também, demonstrar possíveis deslocações de elementos limítrofes à obra.
Implantação/Monitorização de Obra
Levantamento Cadastral
O levantamento cadastral urbano e rústico, define-se pela identificação fisica dos limites das diferentes parcelas que compõem a área a intervir. É efectuado maioritariamente em situações de projectos ou estudos que envolvam a possibilidade de se efectuarem expropriações.
A complementar o levantamento físico, existe o cadastral jurídico que é composto pela recolha de toda a documentação do morador ou proprietário e a documentação da propriedade.
Levantamentos Arquitetónicos
Os levantamentos arquitectónicos têm como principal objectivo representar a configuração de uma construção existente, projetando-a em peças desenhadas (plantas, cortes e alçados) A utilização de métodos de medição a laser e foto-restituição, permite uma precisão de desenho com pormenor à escala real.
Exemplos de trabalhos efectuados:
(click imagem para ver melhor)
Alçados:
Levantamentos Topográficos
O levantamento topográfico consiste na recolha de dados necessários à elaboração de uma planta ou carta topográfica de uma dada parcela da superfície terrestre. A planta topográfica é essencial e obrigatória no apoio à execução de qualquer projecto urbanista, edificação ou estudo.
Exemplos de trabalhos efetuados: